ONU menciona “alerta vermelho” e diz que mudanças no clima são irreversíveis
- Thatyelle Bernardes
- 9 de ago. de 2021
- 1 min de leitura

As mudanças no clima são irreversíveis, incontestáveis e já atingem todos os países do mundo, segundo relatório sobre o clima publicado nesta segunda-feira (9) pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento, elaborado por 234 peritos de 66 países, faz um levantamento das mudanças no clima nos últimos sete anos.
Segundo o relatório: “Muitas das mudanças observadas no clima não têm precedentes em milhares, centenas de milhares de anos. Algumas das mudanças - como o aumento contínuo do nível do mar - são irreversíveis ao longo de centenas a milhares de anos”.
Ainda de acordo com o documento, todas as regiões do planeta já são afetadas por eventos extremos como ondas de calor, chuvas fortes, secas e ciclones tropicais provocadas pelo aquecimento global. Outro alerta das Nações Unidas é em relação ao aumento da temperatura global – que deve ser de 1,5 °C a 2°C ainda neste século.
No relatório, o Secretário-Geral da ONU, António Guterrez apela aos líderes mundiais para um acordo com foco na redução das emissões de gases do efeito estufa ainda este ano, na Conferência do Clima, que acontece em novembro em Glasgow, na Escócia.
Comentários