top of page

Colômbia autoriza eutanásia para paciente sem doença terminal pela primeira vez

  • Foto do escritor: Thatyelle Bernardes
    Thatyelle Bernardes
  • 7 de jan. de 2022
  • 1 min de leitura

ree


Uma pessoa sem doença terminal recebeu autorização para ser submetido à eutanásia na Colômbia. O procedimento, conhecido também como "morte assistida", é legalizado no país desde 1997, mas esta será a primeira vez que será aplicado em um paciente não terminal.


Victor Escobar Prado, de 60 anos, lutou dois anos na justiça para ter direito ao procedimento. Ele possui parte do corpo paralizado, já sofreu dois AVC's, acidente automobilístico, além de possuir doença pulmonar, diabetes e hipertensão.


Em 2001, um caso semelhante havia sido autorizado, mas o procedimento foi suspenso, pela justiça, horas antes de ser realizado.


Atualmente, além da Colômbia, a eutanásia é autorizada na Suíça, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Uruguai, Canadá e nos EUA, nos estados de Oregon, Washington, Montana, Vermont e Califórnia.


Na Holanda, Bélgica, Luxemburgo e recentemente Espanha, o procedimento é permitido não só para pessoas com doenças terminais, mas em casos de doenças mentais, como depressão, ansiedade ou transtornos de personalidade.

Comentários


bottom of page