top of page

GREVE| Vídeo mostra momento em que um grupo de garis anuncia greve em Anápolis

  • Foto do escritor: Sarah Lydia
    Sarah Lydia
  • 7 de jul. de 2023
  • 1 min de leitura

Coletores de lixo de Anápolis anunciaram, nesta sexta-feira (07), o início de uma greve. Os coletores trabalham na empresa Quebec Ambiental que é terceirizada pela Prefeitura Municipal e atua na cidade, cuidando da limpeza e manutenção urbana dos mais de 270 bairros de Anápolis. A informação da greve foi confirmada para o Portal 6.


Dentre as reivindicações estão: o pagamento das horas extras semestrais que, de acordo com os colaboradores, está em atraso. De acordo com depoimentos de um dos colaboradores para a imprensa local, as rotas chegam muitas vezes até 120 km por dia, outras vezes ultrapassando essa distância, mesmo com salário abaixo da média nacional.


Outras reclamações apresentadas pelos colaboradores são a reivindicação de gratificações que foram interrompidas e o pedido de adaptação do salário. O representante da greve, Daniel Lima, de 23 anos, afirmou que a previsão é que a greve seja interrompida assim que o pagamento das horas extras for efetuado.


Em nota, a empresa afirmou não ter sido comunicada dos fatos com antecedência. A Quebec afirmou ainda que opera de acordo com as atribuições legais estabelecidas pela categoria e em acordo com os funcionários, além de contar com um efetivo superior ao estipulado em contrato.


Em relação às horas extras, a Quebec se defendeu dizendo que os períodos não compensados são quitados no contracheque de cada colaborador e que, no último dia 30, ocorreu o fechamento do banco de horas, sendo para o próximo dia 10 o agendamento do pagamento.




MANCHETE GOIÁS



Comentários


bottom of page