top of page

Booktok: influenciadores literários no TikTok impulsionam venda de livros de suspense e fantasia

  • Foto do escritor: Lara Duarte
    Lara Duarte
  • 17 de ago. de 2021
  • 1 min de leitura

ree

Eleito o aplicativo mais baixado em 2020, o TikTok vem atraindo os mais variados perfis de jovens, entre eles, os Booktoks - criadores de conteúdo literário dentro do aplicativo. De forma rápida, dinâmica e criativa, os booktoks fazem resumos, análises e até mesmo pequenas encenações sobre as obras lidas.


O que para muitos pode parecer uma brincadeira, para o mercado literário foi um grande apoio. Segundo o portal G1, a nova onda colocou quatro obras infanto-juvenis antigas, do gênero suspense e fantasia, entre as mais vendidas do Brasil, ajudando a puxar uma alta de 42% nas vendas de livros para crianças e adolescentes no Brasil neste ano.


São eles: Mentirosos (2014), de E. Lockhart, Um de nós está mentindo (2017), de Karen McManus, Corte de espinhos e rosas (2018), de Sarah J. Maas e Vermelho, branco e sangue azul (2019), de Casey McQuiston.


Uma recente pesquisa feita pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, em parceria com a empresa Nielsen, mostrou que, no primeiro semestre de 2021, foram vendidos mais de 5 milhões de livros infanto-juvenis. Um aumento de 62% em relação ao mesmo período do ano passado.


Editoras e livrarias norte-americanas já entenderam a força desta onda e estão trabalhando a favor dela. A tradicional livraria, Barnes and Noble, por exemplo, possui espaços exclusivos para a exposição dos livros mais citados no TikTok. No Brasil, o mercado literário tem se alinhado à força do booktoks aos poucos.

Comentários


bottom of page