top of page

100% das doses de vacina contra a Covid-19 serão destinadas para aplicação por faixa etária

  • Foto do escritor: Thatyelle Bernardes
    Thatyelle Bernardes
  • 7 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

ree


A Comissão Intergestora Bipartite do Estado de Goiás (CIB-GO) publicou decisão que orienta que a vacina contra Covid-19 será destinada 100% à aplicação por faixa etária em todo o Estado de Goiás. Agora, a aplicação será destinada integralmente para a população em geral, em ordem decrescente.


Uma nova resolução deve ser publicada ainda hoje com orientações para os municípios realizarem a vacinação.


Hoje, em entrevista à Rádio Sagres, o Secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, explicou que a comissão entendeu que os grupos mais vulneráveis já foram vacinados. No atual cenário e com o avanço da vacinação, o mais importante é vacinar a maior quantidade de pessoas no menor tempo possível. “Até para que não haja vacinas paradas nos refrigeradores dos municípios”, disse.


Segundo o Secretário ainda há prioridade para idosos extremos e profissionais de saúde. “Eventualmente, se um profissional de saúde de 23 anos for contratado para trabalhar em uma unidade de saúde e o município dele ainda não chegou nesta idade, essa pessoa deve ser vacinada”, concluiu.


Mesmo lenta, a vacinação aponta para a queda de mortes por Covid-19 no Brasil. Apesar do grande número de mortes ainda registradas no país, houve queda na média geral de mortes por covid-19, desaceleração nas internações e diminuição de óbitos entre os idosos.


Segundo Monica de Bolle, professora da Universidade Johns Hopkins (EUA), essa queda nos números de óbitos já era esperada. “Certamente é um indício bem forte de que a vacinação está fazendo exatamente o que nós esperávamos que ela fizesse: diminuísse em especial o número de óbitos entre os grupos imunizados. No Brasil, já podemos ver isso com mais clareza, como acompanhamos antes em outros países.”

Comentários


bottom of page