Secretaria de Saúde permite que grávidas recebam 2° dose da vacina Pfizer e Coronavac
- Thatyelle Bernardes

- 16 de jul. de 2021
- 1 min de leitura

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) grávidas e puérperas, com até 45 dias pós parto que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca devem receber a dose de reforço da Pfizer ou Coronavac. A capital goiana começa, nesta sexta-feira (16), a aplicação da segunda dose neste grupo.
A imunização destas mulheres foi suspensa em Goiânia no dia 11 de maio, quando uma gestante morreu após tomar a vacina da AstraZeneca. A decisão partiu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Essa decisão de substituir a aplicação da Astrazeneca pela Pfizer e Coronavac só foi possível depois do encaminhamento da nota informativa da Secretaria Estadual de Saúde aos municípios, que diz que “as gestantes e puérperas podem optar por tomar a segunda dose, após o intervalo habitual preconizado (12 semanas), preferencialmente com a vacina da Pfizer e nos locais onde não estiver disponível com a Coronavac, mediante e obrigatoriamente apresentação de prescrição médica”.
A imunização em Goiânia já atinge pessoas de 39 anos, mas segue suspensa por falta de vacinas. Com a chegada de mais imunizantes a Goiás, que recebeu na madrugada de hoje (16) mais 133 mil doses de vacina AstraZeneca, cidades como a capital, que estão com a imunização paralisadas, aguardam a distribuição das doses para retomarem a aplicação.





Comentários