Saúde de Anápolis e HEG devem apresentar justificativa de cirurgias cardíacas negadas até sexta,28
- Sarah Lydia
.png/v1/fill/w_320,h_320/file.jpg)
- 25 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
SAÚDE| Após denúncias, manifestações e apelo de profissionais de saúde da cidade, a Secretaria de Saúde de Anápolis e o Hospital Evangélico Goiano (HEG), precisarão justificar todas as cirurgias cardíacas que foram negadas em Anápolis nos últimos meses. O prazo para a entrega da justificativa se encerra na próxima sexta-feira (28).
A ordem foi feita pelo Ministério Público (MP), no dia 14 deste mês de julho. O pedido foi feito pelo

Promotor Marcelo Freitas que apontou uma lista de 40 pacientes em urgência como um problema a ser esclarecido, desses casos, 2 pacientes chegaram a falecer enquanto aguardavam o procedimento.
A determinação foi para que se investigue as razões da negativa dada para cada paciente, acompanhadas dos documentos que comprovem a justificativa. De acordo com informações, o diretor do HEG, Elinner Rosa, e a secretária de saúde de Anápolis chegaram a ser convocados para uma reunião com o promotor, também no dia 14 de julho.
Paralisação
Uma ação feita por um dos profissionais da cidade em forma de protesto pela atual situação da saúde de Anápolis, foi tomada pelo cirurgião cardíaco, Walter Vosgrau. Atualmente ele é o único médico desta especialidade que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na cidade.
O cirurgião deu férias coletivas para toda a equipe. Segundo Walter, o manifesto foi feito como pedido de um esclarecimento por parte da Prefeitura Municipal em relação a situação, o médico alegou também que estaria impossibilitado de fazer procedimentos cardíacos desde junho de 2022.
Manchete Goiás




Comentários