top of page

Projeto que garante prioridade a alunos com deficiência nas matrículas na rede pública é aprovado

  • Foto do escritor: Thatyelle Bernardes
    Thatyelle Bernardes
  • 18 de ago. de 2021
  • 1 min de leitura


ree



O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (17), projeto de lei que garante prioridade de alunos com deficiência nas matrículas na rede pública de ensino. O Projeto é de autoria da senadora Nilda Gondim e visa garantir também o acesso ao material didático adequado às necessidades de cada criança e adolescente.


A lei inclui as entidades da rede pública, como creches, pré-escolas e instituições de ensino fundamental e médio. O texto segue agora para a Câmara.


Durante a votação. os senadores criticaram a fala do ministro da educação, Milton Ribeiro, sobre os alunos com deficiência, que, segundo ele, os alunos portadores de deficiência atrapalham os demais. Ribeiro disse isso em entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil na segunda-feira passada, dia 09 de agosto.


“O que é inclusivismo? A criança com deficiência é colocada dentro de uma sala de alunos sem deficiência. Ela não aprendia, ela ‘atrapalhava’, entre aspas, essa palavra eu falo com muito cuidado, ela atrapalhava o aprendizado dos outros, porque a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial”, declarou o ministro.


Nas redes sociais, muitas pessoas alegaram que o ministro deveria falar sobre a capacitação dos profissionais para atender às necessidades de todos os alunos.


O relator do projeto, senador Romário, disse que a fala de Ribeiro é uma demonstração evidente da incapacidade que o ministro tem para ocupar o cargo. "O país merece alguém à altura desta pasta e não um completo imbecil como este ministro", disse. Durante a sessão, o senador Weverton pediu a convocação do ministro ao plenário da Casa para esclarecer essas declarações.

Comentários


bottom of page