Primeiro réu de manifestação do 8 de janeiro foi condenado a 17 anos de prisão
- Sarah Lydia
- 14 de set. de 2023
- 1 min de leitura
O acusado irá responder por 5 crimes

CONDENAÇÃO| A decisão do primeiro réu pelas manifestações de 8 de janeiro, aconteceu nesta quinta-feira (14), Aécio Lúcio Costa foi condenado a 17 anos de prisão. Além de cumprir a pena em regime fechado, Aécio deverá pagar solidariamente com outros investigados o valor de R$ 30 milhões pelos danos causados no Palácio do Planalto, ao Congresso e à sede do STF.
A condenação teve o voto dos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Edson Fachin, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e a presidente da Corte, Rosa Weber.
Na maioria dos votos, os ministros condenaram o acusado pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Aécio Pereira é morador de Diadema (SP) e foi preso pela Polícia Legislativa no plenário do Senado. Ele participou dos atos de 8 de janeiro e publicou um vídeo nas redes sociais durante a invasão da Casa.
Divergências
Durante a sessão a defesa de Aécio alegou que o julgamento do caso pelo SFT é “político” e afirmou também que o réu não tem foro privilegiado, o advogado também rebateu a acusação de participação do réu na execução dos atos.
MANCHETE GOIÁS
Comentários