top of page

“Por que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega, não?”, diz Lula sobre ditador

  • Foto do escritor: Lara Duarte
    Lara Duarte
  • 23 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Ex-presidente Lula em entrevistaEx-presidente Lula em entrevista Foto: Reprodução


Em entrevista ao jornal espanhol El País, o ex-presidente Lula minimizou a reeleição do ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, ocorrida este mês. A reeleição de Ortega não foi reconhecida pelos EUA, União Europeia e vários países latino-americanos. O pleito foi marcado por denúncias de fraude e prisão de opositores.


Durante a entrevista, Lula questionou: Sabe, eu não posso ficar torcendo... por que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega, não? Por que [o ex-presidente da Espanha] Felipe González, aqui, pôde ficar 14 anos [na verdade, são 13 anos]? Qual é a lógica?


Na sequência, o ex-presidente foi rebatido por uma das repórteres. “Sim, mas Angela Merkel governou por 16 anos, Felipe Gonzáles por 13 e na Espanha e não mandavam nenhum de seus opositores à prisão”, reforçou.


ORTEGA


Daniel Ortega é um ex-guerrilheiro que está no poder desde 2007 e tem se perpetuado no poder à base de perseguição a opositores e à imprensa. Há ainda indícios e denúncias de crimes que vão de corrupção à pedofilia.


Quanto às últimas eleições no país, a OEA (Organização dos Estados Americanos) declarou que não foram justas e carecem de "legitimidade democrática", o que obrigou a entidade a pedir uma "avaliação coletiva imediata".


O Departamento de Tesouro dos EUA também impôs sanções ao Ministério Público da Nicarágua e a outros nove altos funcionários do governo de Ortega, entre eles o vice-ministro das Finanças, José Adrián Chavarria Montenegro; o ministro de Minas e Energia, Salvador Mansell Castrillo; e vários prefeitos. Os Estados Unidos acusam o Ministério Público da Nicarágua de ter "prendido e investigado injustamente candidatos presidenciais e os impedidos de concorrer a cargos públicos, minando a democracia na Nicarágua”.

Comentários


bottom of page