top of page

Militares da Marinha desfilam em Brasília em dia de votação decisiva no Congresso Nacional

  • Foto do escritor: Thatyelle Bernardes
    Thatyelle Bernardes
  • 10 de ago. de 2021
  • 1 min de leitura

ree

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil



Militares da Marinha do Brasil realizaram um rápido desfile em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A manifestação ocorre no dia em que o Congresso Nacional vota a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que tem como objetivo instituir o voto impresso no país.


O Presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhou o desfile do alto da rampa da sede do Executivo. Na ocasião, Bolsonaro recebeu, dos militares, convite para acompanhar a Operação Formosa, série de exercícios militares que ocorre anualmente no entorno do Distrito Federal.


Parlamentares brasileiros criticaram o desfile dos militares. Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira chamou o gesto de “trágica coincidência”. O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e a deputada Tabata Amaral (sem partido-SP) entraram com uma ação na Justiça a fim de proibir a exibição militar. A ação acabou rejeitada.


"É um absurdo gastar recursos públicos em uma exibição vazia de poderio militar. As Forças Armadas, instituições de Estado, não precisam disso. Os brasileiros, sofrendo com as consequências da pandemia, também não precisam. O Brasil não é um brinquedo à disposição de lunáticos", afirmou Alessandro Vieira.


Vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM) afirmou em uma rede social não querer crer que a exibição militar seja uma "tentativa de intimidação" por parte de Bolsonaro.


Em um comunicado à imprensa, a Marinha do Brasil negou que o gesto tenha relação com a votação no Congresso Nacional. “Cabe destacar que essa entrega simbólica foi planejada antes da agenda para a votação da PEC 135/2019 no Plenário da Câmara dos Deputados, não possuindo relação com a mesma, ou qualquer outro ato em curso nos Poderes da República”, publicou.

Comentários


bottom of page